Próstata

O que é?

A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga nos homens. Sua função principal é produzir parte do líquido seminal (esperma).
Basicamente a próstata pode apresentar três doenças.

Hiperplasia benigna da próstata: é o crescimento benigno da glândula. Este crescimento prejudica a drenagem da urina da bexiga.

A HPB ocorre com muita frequência na população. Por volta dos 40 anos de idade, aproximadamente 15% – 20% dos homens apresentam HPB. Esse número aumenta progressivamente com a idade, sendo que aos 80 anos, 88% dos homens terão HPB.

Como a próstata envolve a uretra, quando ocorre um aumento no seu volume, pode acarretar uma obstrução da uretra (canal por onde sai a urina).

Nem todo aumento da próstata leva à obstrução uretral, mas quando isso ocorre, deve ser tratado, pois pode evoluir com comprometimento da bexiga e dos rins.

É importante salientar que o aumento da próstata não representa necessariamente que você tem obstrução do canal urinário. Em outras palavras, algumas pessoas podem apresentar próstatas pequenas com muitos sintomas e outras próstatas grandes com poucos sintomas.

Você deve observar se existem sintomas associados. Os seguintes sintomas devem alertá-lo a procurar um urologista:

• Dificuldade de esvaziar a bexiga;

• Diminuição do jato urinário;

• Esforço miccional;

• Dificuldade de iniciar a micção;

• Acordar a noite para urinar;

• Sensação de que não esvaziou completamente a bexiga após urinar;

• Gotejamento de urina após terminar a micção;

• Necessidade de urinar várias vezes ao dia;

A presença de sintomas como os referidos acima, sugere que você apresenta algum distúrbio miccional independente do tamanho da próstata.

Prostatite: é uma inflamação da próstata geralmente causada por bactérias. Existem basicamente dois tipos: a aguda na qual o paciente apresenta um quadro de febre, dor pélvica, dificuldade para urinar e/ou sangue na urina. A crônica onde o paciente sente dor pélvica de longa data e/ou desconforto para urinar.

Câncer de Próstata: quando a glândula é acometida por um tumor maligno. Apresenta uma graduação que vai de 5 a 10. Atualmente afeta 1 a cada 6 homens entre 50-80 anos. Geralmente num estágio inicial não apresenta sintomas, os quais habitualmente ocorrem quando o tumor está em fase avançada.

PSA: sigla em inglês para antígeno próstatico sérico. É uma substância produzida exclusivamente pela próstata e pode ser indicativo de alterações da próstata como as citadas acima.

Toque retal: exame realizado pelo urologista para avaliação da próstata. Embora a próstata esteja no aparelho genito-urinário seu melhor exame é feito através do ânus. Quando o urologia realiza o exame ele pode identificar nódulos, tamanho e formato da próstata.

Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.