top of page

HPV

O que é?

O HPV, ou papilomavírus humano, compreende uma família de vírus com quase 200 subtipos. São vírus que podem infectar a pele de qualquer parte do corpo e da região genital, incluindo pênis e bolsa escrotal nos homens e qualquer parte da vulva, vagina e colo do útero em mulheres. A infecção do canal urinário (uretra) pode ocorrer em ambos os sexos..

 

Estima-se que 1-2% da população sexualmente ativa apresente a infecção ativa pelo HPV, estando diretamente relacionado a fatores de risco como idade, comportamento sexual, uso de preservativo, tabagismo e a presença de outras doenças sexualmente transmissíveis.

 

Considerando a infecção genital pelo HPV, existem basicamente duas classes de vírus: aquela cujos vírus causam apenas as verrugas genitais (também denominada de condiloma acuminado, popularmente conhecida como "crista de galo" e uma segunda classe associada ao câncer de colo de útero na mulher.

 

Geralmente o próprio paciente identifica a presença das verrugas, principalmente os homens. O urologista confirma o diagnóstico e indica o tratamento. Em casos de dúvida, outros métodos diagnósticos como a peniscopia, biópsia e análise da lesão e a captura híbrida podem ser necessários.

 

Depois de instalada, a infecção é considerada incurável até o momento. Contudo, o vírus geralmente entra em equilíbrio com o sistema de defesa, e as lesões clínicas (verrugas) tendem a intervalos de recorrência bastante espaçados.

 

No Brasil já estão aprovadas 2 vacinas contra o HPV: a bivalente e a quadrivalente. Vários estudos demonstraram que elas são seguras e efetivas, mas não são capazes de curar a infecção já instalada. Como qualquer vacina, ela é capaz de proteger o indivíduo contra a doença antes do contato com o vírus e, portanto, são preventivas. Em casos específicos, a vacina pode ajudar no controle da doença recorrente em indivíduos infectados pelo HPV.

Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.
bottom of page